sábado, 28 de maio de 2016

OSGA-MOURA


A OSGA-MOURA (Tarentola mauritanica) é um réptil vulgarmente encontrado na zona centro e sul do país. Alimenta-se à base de formigas, baratas, aranhas, escaravelhos, moscas e mosquitos. Costuma habitar em zonas rochosas ou urbanas, aparecendo em paredes ou muros. Os seus predadores costumam ser aves ou gatos.
As suas patas são adaptadas para conseguirem andar em surpeficies verticais.
Como réptil, é um animal de sangue frio, não controla a temperatura do corpo, prefere viver em zonas quentes e coloca-se ao sol para se aquecer. 
Costuma hibernar no Inverno e acorda na Primavera, altura em que se reproduz. A sua postura é de cerca de 2 a 4 ovos, e são chocados durante cerca de 4 meses.

Oooooops!!!
Aqui está o que não gostei!! ... estamos na Primavera e ter uma osga super gorda dentro do kayak, bem lá no fundo, sem querer sair ... hum ... deve ter achado que era um bom local para ali chocar os seus ovos.
E ... estar no meio do lago e aparecer uma osga à frente, gorda como esta ... hum...não é muito agradável ... e daqui a 4 meses aparecerem 5 osgas????? ooops!!! ainda pior!! lol, lol