quinta-feira, 2 de junho de 2016

ALENTEJO: ALVITO

ALVITO é uma pequena vila alentejana pertencente ao distrito de Beja e sub-região do Baixo Alentejo. A sua população é de cerca de 1400 habitantes, que se dedicam a atividades agrícolas, agro-pecuárias e turisticas.

Ao chegar a Alvito nota-se que há algo diferente que a torna especialmente Especial (gosto desta expressão), algo diferente do Alentejo ao redor.

Alvito é diferente pelo seu toque antigo, estilo manuelino, que facilmente se descobre pelo seu imponente castelo bem no centro da vila, pelas suas inúmeras igrejas e por alguns pórticos espalhados pelas ruas.

Alvito é especial, pequena e simples, antiga e requintada. Percorre-se e descobre-se, a cada esquina algo novo e único, que no seu todo lhe confere um estatuto diferente. No Silêncio do sossego ouve-se o som dos pavões que circulam pelos jardins do castelo, recuperado e transformado em Pousada Histórica.

A pousada Castelo de Alvito remonta ao sec. XV e é um misto de estrutura militar e de residência apalaçada.
Ao entrar as portas somos transportados aos tempos das "vestes compridas" ... continuando até ao pátio tem-se acesso ao restaurante, construído na antiga masmorra do castelo. A sala ainda conserva o alçapão que outrora dava acesso à torre de menagem, e a grade por onde os presos entravam para a prisão.
Nesta masmorra temos atualmente um restaurante requintado, moderno e antigo. A zona dos claustros foi bem aproveitada, tendo sido construída uma parede de vidro entre eles, com vista para o pátio interior. À noite contém um jogo de luzes que inspira os clientes a uma dança pelo pátio ...  :)

Embebido no mesmo ambiente medieval encontra-se o restaurante e hospedaria "O Varanda", mesmo em frente ao castelo, cujo reconhecimento vem expresso pela sua inclusão no Guia Turístico Michelin.

Os vários moumentos da vila também exibem um jogo de luzes à noite que combina com todo o ambiente especial e diferente.

E para concluir o atributo de especial e diferente, existem 23 pontos de Geocaching na vila (algo inédito para uma vila daquelas dimensões).

Alvito é assim, uma vila perdida no Espaço e no Tempo, que inspira calma e sossego. 

1. Castelo pousada de Alvito


2. Restaurante hospedaria A Varanda







3. Jardim de Alvito

4. Vista da Praça da República (o centro da vila)

5. Geocaching perto do castelo