segunda-feira, 22 de agosto de 2016

ALENTEJO: LAGARTO


O Lagarto Lacerta lepida pode ser encontrado em toda a Peninsula Ibérica.
Caminha no solo e é um excelente trepador, mas prefere esconder-se em arbustos, rochas, muros, tocas/buracos. 
Opsss ... ele estava bem escondido, só o vi quando mexi nos barcos.

Mede entre 30 e 60 cm, podendo atingir os 90cm, e dois terços do seu tamanho corresponde à sua cauda.

Costuma hibernar entre Outubro e Abril, talvez por isso ainda não tinha tido o prazer de o conhecer.

Quando confrontado abre a boca e sibila, conseguindo saltar para o inimigo.
Opssss .... esta faceta dele é que não me agradou nada,
mas felizmente ele ficou bem mais assustado que eu, e fugiu. Uffa...


Não gostei nada de ser surpreendida por este bicho no meu território.

E se eu tivesse deixado a porta aberta??? lol, lol

E se ele me tivesse achado com cara de inimigo??? ;) ;)


Este "meu alentejo" tem com cada surpresa.