VIAGEM AO LUXEMBURGO - À DESCOBERTA DA CIDADE LUXEMBURGO

Luxemburgo

Luxemburgo é a capital do país com o mesmo nome. 

É uma cidade muito especial, edificada em 2 níveis diferentes de altitude, tipo 2 grandes socalcos. A parte de cima da cidade foi construída em cima de altos rochedos, com um desnível abrupto para a parte de baixo, onde circulam os rios Alzette e Pétrusse

Pode-se dizer que os íngremes rochedos moldaram a cidade em 2 patamares. A parte de cima é chamada de Ville haute, onde se localiza a parte antiga e histórica da cidade, e a parte de baixo é chamada de Ville basse (também apelidada de bairro Grund). A parte de baixo é dominada pelo serpentear do rio Alzette, cujas margens proporcionam um ambiente bem charmoso, devido às suas inúmeras pontes, fortificações antigas, jardins e restaurantes à beira rio.

Para unir os 2 patamares existem vários acessos, viadutos e pontes, o elevador panorâmico Pfaffenthal a norte, e o elevador Plateau St. Esprit a sul.

Mas a cidade tem algo ainda mais especial - Corniche. E o que é Corniche? Corniche é um caminho especial com uma vista deslumbrante. Chemin de la Corniche, é o nome do caminho que se situa na parte de cima dos rochedos e tem uma vista para a vila de baixo tipo varanda. Um local onde se fica e onde se volta mais umas vezes, ..., enquanto a viagem durar.

Luxemburgo
Luxemburgo - vista para Ville Basse, onde se destaca a antiga abadia de Neumunster (foto tirada em Chemin de la Corniche)

 

Do aeroporto à cidade Luxemburgo

O aeroporto internacional do Luxemburgo fica a 13km do centro da cidade.

No aeroporto seguimos o símbolo dos taxis até sair para a rua. A fila de taxis estava logo ali encostada à porta de saída das chegadas, mas pouca gente entrava nos taxis. Olhámos em redor em busca de bus. Onde será a paragem do Bus, que tínhamos planeado apanhar para o centro da cidade?? Realmente não demorou muito a avistar-se um monte de gente apressada a entrar num autocarro. Procurei ver o número e era o 29 para a Gare Central - Yes!!  e assim começou a aventura.

O Bus 29 é gratuito, assim como todos os transportes públicos em todo o país. Saímos na penúltima paragem, que no sentido aeroporto - Gare central tem o nome de Wallis. No sentido contrário a paragem é Al Avenue (Av da la Gare), próximo do cruzamento com a Rue de Bonnevoie.

Luxemburgo
Bus 29 - sentido Gare Central - aeroporto

 

Do BUS ao centro da cidade

Saímos do Bus 29 na Praça Wallis. O objetivo era caminhar até à Praça d'Armes e ir visitando os pontos de interesse pelo caminho. Da Praça Wallis seguimos para a Rue de Bonnevoie, Av de la Gare, e em 300m estávamos no início do viaduto La Passerelle, com o vale de Pétrusse na parte de baixo.

Luxemburgo
Luxemburgo - Rue de Bonnevoie

O Vale de Pétrusse é um parque de lazer e desportivo, atravessado pelo rio Pétrusse, e constitui uma das zonas verdes da cidade. Por cima do vale destacam-se o viaduto La Passerelle (mais a sul) e a ponte Adolphe mais a noroeste, que dão acesso à vila alta.

Luxemburgo
Luxemburgo - ponte Adolphe por cima do vale de Pétrusse

Após atravessar o viaduto La Passerelle avistam-se uns edifícios claros do lado direito, que constituem a cidade jurídica. No interior dum dos edifícios localiza-se o elevador Plateau St. Esprit, para acesso à cidade baixa. Mais à frente começa-se a avistar o telhado da Catedral Notre-Dame, mais precisamente as torres em formato de pirâmide bastante pontiagudo. 

Luxemburgo
Luxemburgo - Boulevard Franklin Delano Roosevelt

Luxemburgo
Luxemburgo - cidade jurídica e elevador Plateau St. Esprit

Luxemburgo
Luxemburgo - Catedral Notre-Dame

A Catedral Notre-Dame é composta por uma parte antiga, e outra mais recente em estilo gótico. A visita é gratuita.


Luxemburgo
Luxemburgo - Catedral Notre-Dame

Luxemburgo
Luxemburgo - Catedral Notre-Dame

Da Catedral Notre-Dame volta-se à Boulevard Franklin Delano Roosevelt para conhecer a Praça de la Constitution e a estátua dourada que constitui um memorial de guerra. Do muro avista-se todo o vale de Pétrusse e a ponte Adolphe. Naquele muro localizam-se as Casemetes de Pétrusse, que são fortificações antigas da cidade, em forma de túneis escavados na rocha. As visitas estavam encerradas em Abril 2023.
Para ver os horários e os preços clicar em Casemetes de Pétrusse.

Luxemburgo
Luxemburgo - vista da Praça de la Constitution

Na Praça de la Constitution seguimos pela Rue Chimay até à Praça d'Armes (distância de 170m). Place d'Armes é uma praça larga, sem carros, com vários cafés e restaurantes, hotéis e zona de esplanadas públicas. No centro tem um quiosque onde muita gente se sente livre para tocar e cantar ao vivo. Uma zona animada e muito agradável. Na noite que ali dormi a música acabou às 23h.
A praça d'Armes é o ponto de encontro no centro da cidade.

Luxemburgo
Luxemburgo - praça d'Armes

Luxemburgo
Luxemburgo - praça d'Armes


Da Praça d'Armes ao Corniche
Da Praça d'Armes ao Corniche é um bocadinho de cidade com tanto para visitar e tudo tão perto, que se torna facilmente no percurso favorito. Quando se tem pouco tempo para visitar e se quer ver muito em pouco tempo este é o percurso escolhido. Depois de visitar toda a cidade parece ser este o melhor percurso da cidade.

Descrição do percurso
1) Praça d'Armes - sair da praça junto ao Centro Municipal, pela Rue du Cure.
2) No início da Rue du Cure virar à direita para passar pela Passage de l'HOTEL DE VILLE.
3) No fim da Passage fica-se na Praça Guillaume II, que tem no meio a estátua de Guillaume II.
4) Atravessa-se a Praça Guillaume II e vira-se para a Rue de la Reine. No início da rua avista-se de imediato o Palácio do Grão-ducal ao fundo.
5) No fim da rua do Palácio vira-se à direita para a Rue de l'Eau, e na primeira à esquerda avista-se a Praça Clairefontaine.
6) Desce-se a praça Clairefontaine até à Rue du St Esprit. Desce-se a Rue du St Esprit até começar a ter vistas sobre a vila baixa e surgir um caminho mais estreito à esquerda, que desce em curvas, e constitui o início de Chemin de la Corniche.
7) No fim de Chemin de la Corniche está-se em Casemates du Bock.

Luxemburgo
Luxemburgo - Passage de l'HOTEL DE VILLE

Luxemburgo
Luxemburgo - estátua Guillaume II

Luxemburgo
Luxemburgo - palácio do Grão-ducal

Luxemburgo
Luxemburgo - palácio do Grão-ducal

Luxemburgo
Luxemburgo - praça Clairefontaine

Luxemburgo
Luxemburgo - caminhando em Chemin de la Corniche e quase a chegar à parte com melhor vista

Luxemburgo
Luxemburgo -  caminhando em Chemin de la Corniche 

Luxemburgo
Luxemburgo - em  Chemin de la Corniche 

Ao longo do caminho Chemin de la Corniche tem-se uma ampla vista sobre a vila baixa e o rio Alzette. Uma vista tipo varanda.
Lá ao fundo avistam-se uns buracos no muro, que são as janelas dos túneis internos que constituem os Casemates du Bock.

Luxemburgo
Luxemburgo - vista a partir de Chemin de la Corniche 

Luxemburgo
Luxemburgo -  vista a partir de Chemin de la Corniche

Luxemburgo
Luxemburgo -  em Chemin de la Corniche

No fim do caminho Chemin de la Corniche tem-se acesso a Casemates du Bock, um labirinto de túneis e galerias subterrâneas. A sua construção foi iniciada no século XVIII e foram utilizados como defesa na II Guerra Mundial. Atualmente estão abertos ao público. Informações e bilhetes em Casemates du Bock. Em Abril 2023 estava fechado.

Junto ao acesso a Casemates du Bock parte o comboio turístico de passeio à cidade.

Luxemburgo
Luxemburgo - comboio turístico

Luxemburgo
Luxemburgo - comboio turístico


Passeio por Ville Basse
Em Casemates du Bock seguimos pela rua Mnt de Clausen, sempre a descer até à parte baixa da cidade. Ao atingir o rio Alzette ficámos em frente ao recinto chamado Rives de Clausen, que é uma zona com vários pubs e restaurantes, construído nas antigas fábricas de cerveja Mousel e Clausen. Atualmente é uma das zonas de vida noturna da cidade.

Luxemburgo
Luxemburgo - recinto Rives de Clausen, uma importante zona de diversão noturna com pubs e restaurantes junto ao rio Alzette

Nas margens do rio Alzette existe caminho pedonal, com várias pontes e partes de antigas fortificações. Ali na parte de baixo da cidade, é onde se aprecia bem a altitude da paredes onde foi construída a parte alta da cidade, e se veem bem os buracos dos túneis de Casemetes du Bock.

Luxemburgo
Luxemburgo - nas margens do rio Alzette com vista para os buracos na parede rochosa onde foram escavados os túneis de Casemates du Bock

Luxemburgo
Luxemburgo - passeio nas margens do rio Alzette 

Luxemburgo
Luxemburgo - passeio nas margens do rio Alzette

Ainda na margem do rio Alzette surge a antiga abadia de Neumunster que foi restaurada e atualmente funciona como centro cultural e de conferências. No recinto ainda existe um restaurante, o Instituto Cultural Pierre Werner e o Instituto Europeu de Rotas Culturais do Conselho da Europa.

A antiga abadia de Neumunster é a construção que mais se realça na paisagem vista de cima, em Ville Haute, principalmente na vista panorâmica de Chemin de la Corniche.

Luxemburgo
Luxemburgo - recinto de Neumunster

Luxemburgo
Luxemburgo - recinto de Neumunster visto de cima

Próximo de Neumunster localiza-se o Museu de História Natural. Continuando junto ao rio pela rua Munster atinge-se o cruzamento com ponte por cima do rio Alzette. Atravessando a ponte e continuando pela mesma rua localiza-se o acesso ao elevador Plateau St Esprit Grund, com saída na parte alta da cidade, dentro de um dos edificios do recinto jurídico. O elevador é gratuito.


Da ponte Adolphe à Gare Central
Do recinto jurídico ao início da ponte Adolphe são cerca de 600m, e voltámos ao início da nossa visita à cidade, com vista para o vale de Pétrusse.
A ponte Adolphe foi construída em 1900-1903 pelo Grão-Duque Adolphe. Na altura era considerada a maior ponde de arcos de pedra do mundo.
A ponte tem 2 tabuleiros, ambos com acesso pedonal. Caminhar pelo acesso de baixo é uma experiência diferente, com vistas por entre os seus arcos.

Luxemburgo
Luxemburgo - passeio pelo tabuleiro inferior da ponte Adolph

Luxemburgo
Luxemburgo - vista do tabuleiro inferior da ponte Adolph

No fim da ponte Adolphe e início da Av de la Liberté localizam-se 2 lindos edifícios, que ao longe até parecem palácios. Tratam-se dos edifícios do BCEE (Banque et Caisse d'Épargne de l'État) que é a principal instituição financeira, um banco comercial de propriedade integral do estado luxemburguês.

Luxemburgo
Luxemburgo - ponte Adolphe em perspetiva com os edifícios do banco BCEE

Luxemburgo
Luxemburgo - banco BCEE no início da Av de la Liberté

Da ponte Adolphe seguindo em frente pela a Av de la Liberté e Av de la Gare até à Gare Central é cerca de 1km de distância.
A Gare Central é a principal estação de comboios do Luxemburgo, com comboios de alta velocidade para os países vizinhos. Junto à Gare também existe importante terminal de BUS. Também na gare existe paragem do Tram, que atravessa a cidade de sul a norte e ainda curva para leste até à Luxexpo.

Luxemburgo
Luxemburgo - Gare Central


De Limpertsberg ao Fort Thungen
Na Gare Central pode-se apanhar o TRAM para a parte norte da cidade e visitar o Forte de Thungen, que se localiza numa zona florestal da cidade, o Parc des Trois Glands.
O TRAM identifica-se no mapa dos BUS da cidade por T1.
Sai-se do TRAM na paragem Limpertsberg Theater, para seguir a pé até ao elevador panorâmico (são cerca de 650m), e descer a Ville Basse, apreciando as vistas magníficas pelos vidros do elevador. O elevador é gratuito.

Na parte de baixo segue-se por entre ruas estreitas, atravessando sobre o rio Alzette e seguindo na direção da Rue des Trois-Glans, onde se inicia a subida para a zona florestal que envolve o Forte.
Fort Thungen foi construído em 1732, mas já só restam 3 torres redondas e algumas fundações descobertas em 1990. Atualmente o museu de Arte Moderna está alojado no seu interior.

Luxemburgo
Luxemburgo - Tram com iluminação de noite (uma carruagem de cada cor)

Luxemburgo
Luxemburgo - rede de BUS da cidade. O TRAM está representado por T1

Luxemburgo
Luxemburgo - forte de Thungen

Luxemburgo
Luxemburgo - mapa do Forte de Thungen


Links:


 Descobre + aventuras clicando em NORPO