ALENTEJO: ALVITO - PERCURSO PEDESTRE PR2 AVT

Portugal - Alentejo

PR2 AVT - Memórias dos Moinhos de Alvito, é um percurso pedestre circular com 15 km de distância, que se inicia no centro de Alvito, junto à Pousada Castelo de Alvito, mas que rapidamente sai da vila para dar a conhecer as vastas planícies e montes alentejanos.

Uma caminhada calma pelos campos, que no fim do Inverno estão bem verdes, e já com os tons coloridos das flores silvestres, da proximidade da Primavera. Com um calor ameno e agradável de fim de Inverno, e um céu azul onde as águias encantam com o seu planar sereno. E tudo conjugado resulta em tranquilidade.

Para além das planícies e montes alentejanos o trilho dá a conhecer vários moinhos de vento antigos. Atualmente vários moinhos encontram-se recuperados e de uso particular. Os moinhos não são visitáveis por dentro, mas apreciados do exterior através do trilho PR2 AVT.

PR2 AVT - Moinho antigo recuperado

Alvito

A vila de Alvito localiza-se no centro do Alentejo, entre Évora e Beja.

Alvito é uma vila tipicamente alentejana, de casas brancas, mas com a particularidade de possuir vários vestígios do estilo manuelino, que lhe conferem uma beleza adicional. No centro da vila, e em grande destaque, encontra-se o castelo, convertido em Pousada de Portugal, que constitui a principal presença do estilo manuelino. Para além do castelo encontram-se algumas portas e janelas com adornos manuelinos, espalhadas pelas ruas estreitas de Alvito.

Castelo de Alvito

Início do trilho

Como encontrar o inicio?

Estacionámos o carro no parque de estacionamento do castelo e começámos a caminhar no sentido da Praça da República, contornando o castelo na direção da sua entrada. Passando a entrada atinge-se a Praça da República, com o pelourinho no centro inicial. Continuando a contornar o castelo encontra-se a placa informativa de início do trilho. E aqui começa o trilho PR2 AVT.

O carro também se pode estacionar na Praça da República.

PR2 AVT - placa informativa de início do trilho

O trilho está bem sinalizado. As indicações são para continuar a contornar o castelo. Após passar pelo chafariz de 4 bicas, na traseira do castelo, deixa-se de contornar o castelo para sair da vila pela rua do Matadouro.

PR2 AVT - chafariz na traseira do castelo de Alvito

Aos poucos vamos começando a deixar a vila, a estrada asfaltada dá lugar a uma estrada  de terra  e começam-se a avistar os campos agrícolas, alguns montes alentejanos no horizonte, rebanhos de ovelhas, e sobreiros do lado direito da paisagem.

A Priopriedade do Bacalhau e a Quinta do Sacrificio surgem no início do trilho.

PR2 AVT - o trilho passa pela entrada da Propriedade do Bacalhau

PR2 AVT - pelo trilho avistámos vários rebanhos de ovelhas

PR2 AVT - o trilho passa pela entrada da Quinta do Sacrificio

Ao passarmos pela Quinta do Sacrificio o trilho começa a proporcionar paisagens de campos verdes, com algumas árvores dispersas, que permitem olhar num horizonte longínquo. No céu azul avistámos algumas aves de rapina, que nos encantaram com o seu voo tão sereno.

PR2 AVT

PR2 AVT - campos verdes a perder de vista

E começaram a surgir as vedações com portões para abrir e deixar como encontrou. O primeiro portão estava fechado, tivemos que descobrir onde se abria. Basicamente é necessário soltar a corrente que prende a vedação.

PR2 AVT - portão de arame para deixar fechado

Ao km 4 encontrámos umas placas verticais que indicavam um desvio para visitar a Ermida de São Pedro (270m de ida + 270m de volta).
A Ermida encontra-se em ruínas, mas vale a pena entrar dentro para apreciar as pinturas da cúpula. As pinturas estão em alto grau de degradação mas consegue-se perceber que eram bem bonitas.

PR2 AVT - placas verticais que indicam o desvio para a Ermida de S. Pedro

PR2 AVT - Ermida de S. Pedro

PR2 AVT - exemplo de pinturas no teto da Ermida de S. Pedro

PR2 AVT - vista a partir do interior da Ermida de S. Pedro

Voltando à placa de desvio para a Ermida para seguir o trilho até atingir estrada alcatroada. Neste ponto é preciso seguir até ao cruzamento e atravessar para seguir pela estrada à direita por 275m (estrada N 383). Quando se avistar a placa que indica Vila Nova da Baronia e Torrão, vira-se à esquerda para deixar a estrada e voltar ao trilho.

PR2 AVT - placa informativa para atravessar estrada

PR2 AVT - virar à direita no cruzamento

PR2 AVT - antes da placa da N383 virar para trilho à esquerda

E eis que surge o primeiro moinho. O moinho que atualmente faz parte do Monte Fuzileiro.

PR2 AVT, Moinhos, trilho,  Alentejo, Alvito, Portugal, Outdoors,
PR2 AVT - moinho de vento antigo, atualmente recuperado e pertencente ao Monte Fuzileiro

Mais à frente o portão de arame #2 estava aberto. Do lado direito mais rebanhos de ovelhas e um moinho ao longe, mas em ruínas.

PR2 AVT - rebanho com moinho ao longe

PR2 AVT, Moinhos, trilho,  Alentejo, Alvito, Portugal, Outdoors,
PR2 AVT - em fim de Janeiro ainda havia poças da chuva nos caminhos mas os campos já estavam floridos anunciando a Primavera

PR2 AVT - trilho junto ao portão 2

O Monte Simões aparece junto a uma estrada. O trilho segue à esquerda na direção da placa do Monte Simões, a subir até atingir o portão #3. O portão estava fechado, tivemos que retirar a corrente que o prendia e tornar a colocar no sitio inicial.

PR2 AVT - placa informativa do Monte Simões

PR2 AVT - o trilho passa pela entrada do Monte Simões

PR2 AVT - portão #3

No topo da subida vira-se à direita, para passar por uma casa que tem no seu exterior um forno em ruínas, com indicação PR2 AVT na parede. O portão #4 surge logo de seguida, e normalmente está fechado.

A seguir é a vez do bonito moinho com o teto em redondo.

PR2 AVT - moinho de teto redondo

Subida por eucalipal.
Na estrada de alcatrão seguir na berma e virar à direita para continuar por trilho.
Subir até atingir 2 moinhos, em que 1 deles está em ruínas e tem um marco geodésico, e o outro está recuperado e tem um catavento no teto.

PR2 AVT - moinho com catavento no teto

O trilho desce até atingir a entrada para o Monte da Ratoeira, e o bonito Monte da Serra (que está disponível para reservas no booking).

PR2 AVT - entrada para o Monte da Ratoeira

PR2 AVT - vista para o Monte da Serra

PR2 AVT - entrada para o Monte da Serra

No fim do trilho que contorna o Monte da Serra caminha-se na estrada por 165m e vira-se à esquerda por trilho que sobe até ao último moinho. Este moinho mostra a sua beleza depois de passar por ele, quando se conseguem ver a porta e as 2 janelas.

PR2 AVT - subida ao moinho bonito

PR2 AVT - moinho bonito

Ao continuar a seguir o trilho vislumbra-se uma paisagem longínqua dos dois lados. À esquerda avista-se Vila Nova da Baronia, uma povoação onde se destaca a igreja matriz como construção mais elevada. À direita avista-se a barragem de Alvito (ou barragem de Albergaria dos Fusos), com as suas múltiplas ramificações.

Já quase a chegar a Alvito o trilho faz-se paralelo à estrada, mas progressivamente vai-se afastando até atingir Alvito pela Rua de S. Miguel. E logo a seguir o jardim de Alvito.

PR2 AVT - jardim de Alvito

No largo da Trindade localiza-se a igreja de Nossa Senhora da Assunção.

PR2 AVT - igreja de Nossa Senhora da Assunção em Alvito

Pelas ruas de Alvito, regressando ao castelo para terminar a caminhada.

PR2 AVT - Rua das Pereiras

PR2 AVT - Praça da República em Alvito

Resumo do Trilho:

Tipo = circular, sinalizado, pedonal e ciclável