Suiça - Itália - Alpes - TDC
O Tour des Combins, abreviado por TDC, é um percurso pedestre de vários dias, um trekking alpino vizinho do famoso TMB (Tour Mont Blanc), que como este, também circunda um maciço, neste caso o maciço Grand Combins, onde a montanha mais alta é o Grand Combin de Grafeneire, com 4313m de altitude.
Assim como o vizinho TMB, o TDC também cruza fronteiras. Atravessa a fronteira entre a Suiça e a Itália várias vezes. No entanto a maior parte do trajeto desenvolve-se em território Suiço.
Para além de todos os dias de trilho serem uma agradável surpresa, com paisagens diversas e variados pontos de interesse, o ponto alto do tour é a estadia junto ao incrível Glaciar de Corbassièrre, que se estende por 9,8 km, sendo um dos maiores glaciares na Europa.
A Cabane FXB Panossière localiza-se na margem do Glaciar de Corbassière, e a sua esplanada com cadeiras espreguiçadeiras viradas para o glaciar, fazem as delícias dos caminhantes que se aventuram no TDC.
O TDC embora se localize muito próximo do TMB, a poucos kms de La Fouly e de Champex, e tenha em grande parte uma paisagem similar, apresenta várias particularidades que marcam a sua identidade.
Particularidades de cada etapa
O dia 1 ficou marcado pelo pôr do sol em frente ao maciço do Monte Branco. Como a Cabane Mille se localiza no Col du Mille, a 2473m, as vistas são brutais.
O dia 2 foi de aproximação ao maciço Grand Combins. O dia ficou marcado pela passagem pela enorme ponte suspensa mesmo em frente ao glaciar, com super vista, e pela pernoita na Cabane Panossière, na margem do glaciar.
O dia 3 foi a passagem pelos tuneis internos da barragem de Mauvosin, pelo tom turquesa da sua albufeira e pela cascata que se despenha sobre as águas da albufeira.
O dia 4 foi o dia da zona mais remota, com passagem pela fronteira Suiça - Itália, que é feita em Fenêtre de Durand, a 2797m de altitude. Mas a parte mais marcante é que estava a nevar, ..., a nevar e nós a caminharmos sob a neve que caía e alterava a cor da paisagem, até o meu casaco estava a ficar branco.
O dia 5 foi um dia longo que passou pela bonita povoação de St-Rhemy e terminou no espetacular lago no Col du Grand St-Bernard. Um lago fabuloso rodeado de montanhas, onde os reflexos se projetam nas águas aumentando o encanto da paisagem. Aqui se localiza o antigo mosteiro onde viveu o monge S. Bernard que deu o seu nome aos cães que treinava para resgatar pessoas das avalanches nos Alpes, dando assim origem aos cães da raça S.Bernardo.
O dia 6 foi um dia especial pela variante de Fenêtre de Ferret, passando pelos encantadores lagos de Fenêtre, onde os picos nevados das montanhas se refletem nas águas, e a paisagem é tão linda que dificilmente nos conseguimos despedir. Mas mais à frente a enorme subida, e íngreme na parte final, até ao Col de Bastillon, a 2754m, foi o climax final com vista frontal para o Monte Branco. O Col de Bastillon posiciona-se do outro lado do maciço do Monte Branco, o que permite uma melhor visão em relação à vista que se tem quando se caminha no TMB.
O meu roteiro
Dia 1 - Bourg-St-Pierre até Cabane Mille = 12km, +1074m, -207m
Dia 2 - Cabane Mille até Cabane Panossière = 18km, +968m, -805m
Dia 3 - Cabane Panossière até Cabane Chanrion = 20km, +1136m, -1318m
Dia 4 - Cabane Chanrion até Refugio Champillon = 25km, +1141m, -1190m
Dia 5 - Refugio Champillon até Col du Grand-St-Bernard = 28km, +1504m, -1458m
Dia 6 - Col du Grand-St-Bernard até Bourg-St-Pierre, (pela variante de Fenêtre de Ferret) = 21km, +818m, -1661m
Nota: as etapas 2, 3 e 5 podem-se dividir porque existe alojamento. A Cabane Brunet a meio da etapa 2, o hotel de Mauvousin junto a barragem na etapa 3, e alguns hoteis em St-Rhémy-en-Bosses na etapa 5.
Alojamento
As reservas podem-se fazer de forma centralizada no site oficial do Tour, ou nos sites de cada alojamento.
Efetuei as reservas com 1 mês de antecedência.
Site oficial do TDC - https://mongrandtourdescombins.com/
Bourg-St-Pierre - existem hoteis, 1 camping, e o hotel du Crêt tem dormitorio.
Os hoteis podem-se reservar no booking.
Cabane Mille - https://www.cabanedemille.ch/
Cabane Brunet - https://www.cabanebrunet.ch/
Cabane Panossière - https://panossiere.ch/en/
Hotel Mauvoisin - https://hoteldemauvoisin.com/
O Hotel tem dormitorio e quartos de 1p, 2p e 3p com wc partilhado
Cabane Chanrion - https://www.chanrion.ch/
Refugio Champillon - https://rifugio-champillon.it/home%20english
St-Rhemy-en-Bosses - tem hoteis que se podem reservar no booking
Col du Grand-St-Bernard - existem hoteis e o mosteiro designado por Hospice.
O Hospice tem dormitorios e quartos de 2p, 3p e 4p - https://gsbernard.com/
Transportes
O trilho como é circular pode-se iniciar em vários pontos, tais como Bourg-St-Pierre, St-Rhémy, Barragem Mauvoisin ou Col Grand-St-Bernard. Ainda existe a possibilidade de começar num ponto fora do circulo e aceder ao circulo por trilho desde Orsières. O trilho pode ser percorrido em ambos os sentidos.
O mais comum é começar em Bourg-St-Pierre e caminhar no sentido horário.
Para chegar a Bourg-St-Pierre o melhor é apanhar um voo para Geneve. No aeroporto existe estação de comboios, onde se apanha o comboio para Orsières. O comboio não é direto, é preciso mudar em Martigny e Sembrancher, mas o bilhete é comprado para Orsières. O trajeto de comboio leva cerca de 2h30.
Em Orsières apanha-se o bus 12.210 para Bourg-St-Pierre, que leva cerca de 30mn.
Os bilhetes são válidos por 1 dia, por isso pode-se sair do comboio em alguma paragem intermedia e voltar a entrar mais tarde, permitindo visitar alguma cidade, como Lausanne, Montreux ou Vevey, que ficam na margem do lago Léman, por onde passa o comboio. Aliás a viagem de comboio é bastante bonita, convém escolher lugar junto à janela do lado virado para o lago.
Comboio - https://www.sbb.ch/en
Atenção - os preços que aparecem on-line são validos para quem tem SwissPass. Caso contrario os preços são o dobro.
Compras
Bastões - podem-se comprar em Orsières na loja Cristal Sport, ou em algum Decathlon no centro de Geneve. Existe um Decathlon muito perto da Gare Cornavin, que é a primeira paragem de comboio depois de entrar no aeroporto, (a paragem não diz Gare Cornavin, somente diz Geneve).
Decathlon City dentro do centro comercial Les Cygnes, na Rue de Lausanne, junto ao hotel Warwick, que se visualiza muito bem a partir da entrada principal da Gare Cornavin.
Supermercado - em Orsières existe o supermercado Volg, mesmo em frente à gare de comboios. Em St-Rhémy-en-Bosses existe o supermercado La Boteca di Gourmandise, mas tem que se fazer um desvio em St-Rhémy, de ida e volta.
Em Bourg-St-Pierre não existe supermercado.
Restaurantes - existem restaurantes nos hoteis de Bourg-St-Pierre. Na barragem de Mauvoisin existe o hotel de Mauvoisin com restaurante esplanada. Em St-Rhémy existe um bar. Em Col du Grand-St-Bernard é possível comer nos restaurantes dos hotéis.
Datas
O trekking foi realizado no inicio de Setembro de 2025
As reservas de alojamento foram realizadas no inicio de Agosto de 2025
Os bilhetes de comboio e bus não reservei, comprei no momento da viagem
Os voos foram realizados pela easyjet com bagagem simples 45x36x20.
A viagem durou 8 dias = 6 dias de caminhada + 1 dia de transportes ida + 1 dia transportes regresso.
Etapas
Descobre + aventuras em NORPO |