Portugal - Algarve
Os Passadiços de Alvor estendem-se desde a Ria de Alvor até à Praia dos Três Irmãos. Entre a Ria e o mar, entre a vila de Alvor e o mar, os passadiços proporcionam um passeio ao longo da Ria, continuando paralelamente ao mar, dando acesso às Praias de Alvor e da Torralta, e finalizando na Praia dos Três Irmãos.
A Ria de Alvor é formada pela junção de 4 ribeiras que nascem na costa sul da Serra de Monchique: Ribeira do Farelo, Ribeira da Torre, Ribeira de Odiáxere e Ribeira do Arão. A Ria contém alguns bancos de areia no meio, lagunas e zonas de sapal. O contacto com o mar faz-se na zona do Pontão da Barra.
As águas doces misturam-se com a água salgada proveniente das marés e tornam a Ria um local propício para o crescimento e abrigo de muitos seres vivos:
- peixes como choco, polvo, robalo, sargo, dourada, besugo, ...,
- crustáceos e moluscos, como caranguejos, ameijoas, berbigão, ...
Os passadiços permitem estar mais próximo da Ria, das suas zonas de sapal e da linha de dunas junto ao mar, protegendo estes ambientes e dando-os a conhecer.
A paisagem altera-se de acordo com as marés, ora passamos numa laguna e vimos caranguejos nas areias deixadas a descoberto pela maré vazia, ora apreciamos o azul das suas águas na maré alta.
Os arbustos nas margens dos passadiços estão cheios de vida, muitas vezes ao passarmos surgem bandos de aves a esvoaçar, ou quando passamos mais devagar elas lá estão a chilrear no alto dos arbustos, meio camufladas com os tons do ambiente.
Tal como escrito numa das placas informativas ao longo dos Passadiços, a Ria de Alvor, como qualquer outro estuário e laguna, é um dos ecossistemas mais ricos do planeta, onde se desenvolvem grande diversidade de espécies.
Passadiços de Alvor |
Início dos Passadiços de Alvor junto ao Complexo Desportivo |
A poucos metros do início o passadiço vira à direita por cima do sapal para se manter na margem da Ria de Alvor, proporcionando grandes vistas para a vila de Alvor, onde se destacam as embarcações ancoradas na Marina de Alvor.
Passadiços de Alvor |
Passadiços de Alvor - vista da Marina de Alvor |
Passadiços de Alvor - zona de descanso |
Para além do passadiço que contorna a Ria de Alvor desde o Complexo Desportivo ao Pontão da Barra próximo do farol, existem alguns passadiços perpendiculares a este que fazem a ligação às praias, formando como que uma rede de passadiços.
Passadiços de Alvor - acesso à praia |
Existem várias ramificações nos passadiços para permitirem o acesso às praias, aos hóteis e aos restaurantes de praia (existindo mesas de restaurante nos próprios passadiços, com uma vista excelente para o mar, em especial ao jantar quando a praia está mais vazia e o sol desaparece no horizonte dando origem à magia do entardecer ao som das ondas).
Praia de Alvor - zona da praia mais próxima do Farol da Barra |
No início dos Passadiços onde ele cruza para a direita, se não se virar à direita existe um trilho de terra que continua em frente e vão-se encontrar alguns passadiços de acesso às praias. Ao virar à esquerda no primeiro desses acessos, junto ao restaurante Restinga, consegue-se aceder ao passadiço comprido, paralelo à linha de praias, que termina na Praia dos Três Irmãos.
Passadiços de Alvor - passadiço comprido paralelo às praias |
Praia dos Três Irmãos vista dos Passadiços de Alvor |
Praia dos Três Irmãos |
Na maré vazia a Praia dos Três Irmãos fica ligada à Praia da Prainha. Uma pequenina praia em formato concha rodeada por altas falésias, altamente esculpidas, com imensos formatos e recantos.
Praia da Prainha |
Descobre + aventuras em NORPO |