SERRA DA ESTRELA - ROTA DAS FAIAS

Portugal - Serra da Estrela

Rota das Faias  é um dos trilhos pedestres de Manteigas, designado por PR13 MTG. Os trilhos de Manteigas são conhecidos por "Trilhos Verdes", percursos pedestres sinalizados, que se encontram documentados no site TrilhosVerdes, onde contém descrição, folhetos e track GPS para descarregar.

O trilho apresenta uma beleza particular na altura do Outono, devido ao colorido das árvores de folha caduca. Um lindo colorido, um matizado de verde, amarelo, laranja e vermelho, que se pode apreciar ao longo dos trilhos que passam por dentro do bosque das faias e pela zona dos castanheiros.

No Outono existe um fim de semana de Novembro onde o colorido atinge o seu máximo, normalmente próximo da terceira semana, mas depende das condições climatéricas de cada ano em particular.

Serra da Estrela - Rota das Faias

Oficialmente o trilho tem início na Cruz das Jogadas, onde existe zona de estacionamento, e onde se localiza a placa informativa do percurso. O trilho é um estradão de terra, que começa a subir até à Capela de S. Lourenço, local com amplas vistas.
O bosque das faias atinge-se depois de passar o Posto de Vigia, descendo desde a Capela de S. Lourenço.

No fim do bosque das faias pode-se optar por regressar logo à Cruz das Jogadas, virando à direita, ou fazendo desvio para percorrer o PR13.1, que permite chegar a Manteigas em mais 2km. Este desvio oferece a possibilidade de iniciar a Rota das Faias a pé desde Manteigas, como indicado no mapa seguinte.

Serra da Estrela - mapa da Rota das Faias

Na Cruz das Jogadas quando se chega de carro, e poucos metros antes de se atingir o estacionamento, encontra-se a placa informativa de início do percurso, PR13 MTG.

Serra da Estrela - Placa informativa da Rota das Faias, PR13 MTG

Pouco depois de se iniciar o trilho começa a subida até à Capela de  S. Lourenço, situada a 1200 m de altitude, com vistas sobre o vale do rio Zêzere e encostas envolventes. Em dias de céu limpo podem-se avistar os Cântaros e a Torre no Planalto Superior, e o Curral do Vento no limite sul da serra de Baixo.

Ao redor da Capela de S. Lourenço encontra-se um conjunto notável de carvalhos, com cerca de 400 anos de idade e uma altura máxima de 9 a 16 m.

Serra da Estrela - Rota das Faias - Capela de S. Lourenço e os seus notáveis carvalhos

Na Capela de S. Lourenço inicia-se a descida até ao bosque das faias, com passagem pelo posto de vigia de incêndios.

E o tão ansiado Bosque das Faias aparece cheio de cor e de encanto.

Serra da Estrela - Rota das Faias - bosque das faias

No fim do bosque, a cerca de 5,5Km, surge o cruzamento onde se pode efetuar o desvio, para baixo, por um trilho designado por PR13.1. No fim do PR13.1 fica-se a 2km de Manteigas, que se podem percorrer seguindo as indicações do PR11.

Fazendo o PR13.1 em modo ida e volta (sem ida a Manteigas), para terminar a Rota das Faias no estacionamento da Cruz das Jogadas, acrescentam-se cerca de 2,5km ao percurso, totalizando 9,8km.

Serra da Estrela - zona de desvio

O trilho PR13.1 segue pelo vale ao longo do rio, entre a encosta colorida e alguns muros e casas de pedra do outro lado.

Serra da Estrela - Rota das Faias - trilho PR13.1

De regresso ao cruzamento, para percorrer o trilho de volta ao início (Cruz das Jogadas). O caminho é uma subida, mas que se faz devagar e suavemente, para se poder contemplar bem a beleza da paisagem (os socalcos verdes e as cascatas que surgem no rio que corre no vale).

Serra da Estrela - Rota das Faias - subida com vista para os socalcos

Serra da Estrela - Rota das Faias - subida até à Cruz das Jogadas

Resumo do Trilho:

Tipo = circular, sinalizado
Início e fim = Cruz das Jogadas
Distância = 6,5km ou 9km com o desvio
Desnível = 530m (incluindo o PR13.1)
Folheto do trilho = dowload pdf